terça-feira, 22 de setembro de 2009

Arte e política ambiental



Em 2008 o artista plástico Eduardo Srur atraiu a atenção dos paulistanos para a problemática ambiental em que se encontra o rio Tietê provocando ao transeunte que utiliza as marginais do rio Tiete por meio da arte.
Srur expôs vinte garrafas infláveis gigantes, tipo PET, e a noite ficavam iluminadas instaladas às margens do rio Tietê.
As garrafas ficam distribuídas ao longo de cerca de 1,5 km nas margens do rio, entre as pontes do Limão e da Casa Verde. Cada peça media cerca de 10 m de comprimento por 3 m de diâmetro.
Tema recorrente no trabalho de Srur, a instalação pretendeu abordar justamente a questão da degradação ambiental da cidade em um dos principais marcos da poluição urbana em São Paulo.
Atualmente a instalação já foi desmontada e o material utilizado na pet virou mochila , e foram doadas a alunos de escolas públicas de São Paulo.
Que a criatividade de Srur nos ilumine no nosso Ato em pró Tiete.

Reunião de organização do Ato pró Tietê

Nesta terça-feira 22 de setembro, no dia em que é comemorado o Dia do Rio Tietê, aconteceu no CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional) em São Miguel, mais um encontro de organização do Ato em Pró a Despoluição do Rio Tiete.
Este ato ocorrera no dia 03 de outubro, no horário das 10 ás 16hs. O local escolhido é próximo as margens do rio, de baixo da ponte Santos Dumont, travessa da avenida Assis Ribeiro na divisa com o municipio de Gualhuros. Neste encontro estiveram presentes representantes de instituições da zona leste. A próxima reunião acontecera no dia 29 de setembro as 9:30 no mesmo local. Maiores informações no tel: 2541-5206








sábado, 5 de setembro de 2009

Reunião de Organização para o Ato pró Tietê

Dia 09 de setembro
Horário: 9h
Local: Centro de Recuperação e Educação Nutricional ( CREN)
Rua: Um, 32 – Vila União de Vila Nova- São Miguel
Tel: 2541-5206 / 2546-0841


Link: sobre o reportagem sobre a poluição do rio Tietê
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM998057-7823-SABESP+NAO+DA+CONTA+DE+TODA+A+POLUICAO+JOGADA+NO+RIO+TIETE,00.html

VIA PARQUE VÁRZEA DO TIETÊ

MOVIMENTO POPULAR PELOS DIREITOS DOS MORADORES DAS MARGENS DO
TIETÊ E POR JUSTIÇA NO PROCESSO DE DESAPROPRIAÇÃO

CONVIDA PARA:

3ª ASSEMBLÉIA DE MORADORES

19 DE SETEMBRO DE 2009 àS 10:00 H

Local: EMEF PROFESSOR FLÁVIO AUGUSTO ROSA Rua Gruta das Princesas,
165 – Vila Itaim

POR QUE NOSSA LUTA CONTINUA?

· Pela diminuição do limite demarcado para a
desapropriação (que atinja menos moradias);

· Por uma política de habitação justa (uma casa
por outra);

· Por uma política de proteção ambiental que
integre o ser humano como parte do meio ambiente;

· Pelo esclarecimento das dúvidas dos moradores
em situações diferenciadas;

· Para que as informações sobre este Projeto
cheguem a todas as comunidades atingidas.

Reunião de Moradores do Jardim Helena

Os de moradores(as) da Vila Aymoré, Jardim Helena, ocorrida em 19 de agosto de 2009 na Emef Armando Cridey Righetti.



A reunião foi organizada para esclarecer sobre direitos legais dos moradores frente à possibilidade de serem removidas para a criação de um parque na várzea do rio Tietê.

Reunião de Organização


No dia 25 de agosto aconteceu no salão da Igreja de São Francisco de Assis no bairro de Ermelino Matarazzo mais uma reunião de organização do Ato em pró a despoluição do Rio Tietê que acontecerá no dia 03 de outubro de 2009.
Mediada pelo Padre Ticão estiveram presentes lideranças e representantes de instituições da zona Leste, além da vereadora pelo município de São Paulo, Juliana Cardoso e da Secretária do Verde Michele de Sá Vieira do município de Suzano.

Foi também proposto pelo Padre Tição a realização de um seminário para discutir a problemática que envolve a bacia do Alto Tietê, sendo houve a sugestão de se trabalhar dois eixos.
1)A despoluição do Rio Tietê
2) A remoção das famílias