terça-feira, 22 de setembro de 2009

Arte e política ambiental



Em 2008 o artista plástico Eduardo Srur atraiu a atenção dos paulistanos para a problemática ambiental em que se encontra o rio Tietê provocando ao transeunte que utiliza as marginais do rio Tiete por meio da arte.
Srur expôs vinte garrafas infláveis gigantes, tipo PET, e a noite ficavam iluminadas instaladas às margens do rio Tietê.
As garrafas ficam distribuídas ao longo de cerca de 1,5 km nas margens do rio, entre as pontes do Limão e da Casa Verde. Cada peça media cerca de 10 m de comprimento por 3 m de diâmetro.
Tema recorrente no trabalho de Srur, a instalação pretendeu abordar justamente a questão da degradação ambiental da cidade em um dos principais marcos da poluição urbana em São Paulo.
Atualmente a instalação já foi desmontada e o material utilizado na pet virou mochila , e foram doadas a alunos de escolas públicas de São Paulo.
Que a criatividade de Srur nos ilumine no nosso Ato em pró Tiete.

Um comentário:

  1. Conheça o blog Movimento Várzeas Não, que surge como instrumento de denúncia e repúdio ao obscuro, falacioso e megalomaníaco Projeto Várzeas do Tietê, da gestão tucana de José Serra, que com todo aparato de comunicação manipulativo, tem escondido os reais interesses com o empreendimento. Lançado como forma de ''compensação ambiental'' às obras de ampliação de pistas da ''Nova'' Marginal Tietê, o Várzeas do Tietê reflete a ecoalienação de um governo tucano sem limites e a serviço do capital, que a exemplo do Rodoanel, pouco se importa quanto à biodiversidade existente e aos passivos ambientais que serão gerados com tal projeto, em especial na Região do Alto Tietê (que inclui as cidades de Itaquá, Poá, Suzano, Mogi, Biritiba Mirim e Salesópolis) um dos principais produtores de água para a Região Metropolitana e que abriga uma das últimas reservas de Mata Atlântica do Estado de São Paulo.

    ResponderExcluir